Controle de Pestes
CONTROLE DE PESTES
Práticas de Manejo
As pragas da cultura são controladas pelo agricultor, com o objetivo de obter alta produtividade, utilizando as melhores práticas para o controle. No entanto, fatores como o estado nutricional da planta, controle de plantas daninhas, uso ou não de regulador de crescimento e estresse hídrico podem influenciar na eficácia de controle para as pragas não alvo, e sobre o desempenho das variedades com tecnologia BOLLGARD II RR FLEX™.
Monitoramento Integrado de Pragas
Com o objetivo de buscar sempre alta produtividade, os técnicos responsáveis pelo manejo da cultura, além de realizar as correções de solo, adubação e plantar na melhor época, necessitam também de um bom monitoramento de pragas. O Manejo Integrado de Pragas passa então a ser peça fundamental para alcançar altas produtividades.
A eficácia para o controle das pragas alvo a tecnologia BOLLGARD II RRFLEX™ é o resultado do nível de expressão da proteína Bt dentro de uma variedade e quanto ao nível de suscetibilidade para o controle das pragas alvo à proteína Bt Neste sentido,o monitoramento adequado de pragas alvo e não alvo é essencial para refletir o estado geral e o índice de pragas presentes dentro de um talhão.
O monitoramento de pragas tem o objetivo de auxiliar o produtor a evitar perdas pelo ataque de insetos e/ou ácaros e definir qual a melhor tática de controle caso o nível de controle para os insetos e/ou ácaros seja atingido. Recomenda-se o início do monitoramento antes da semeadura, ou seja, antes da dessecação, monitorando as pragas na palhada.
O monitoramento de pragas alvo e não alvo, é realizado pela metodologia de avaliação visual, na qual todas as partes do dossel da planta (caule, ramos, pecíolos, folhas, brotações, botões florais, flores, maçãs e capulhos) devem ser criteriosamente observadas pelo monitor.
Observa-se que tanto as pragas alvo e não alvo estão presentes nas variedades convencionais e com tecnologias Bt.
Este monitoramento deve ser realizado no interior do talhão, de maneira a distribuir os pontos de amostragem uniformemente e aleatoriamente ao longo da caminhada, garantindo a boa representação do talhão.
Fonte: www.bollgard2rrflex.com.br/manejo-integrado-de-pragas