Área de Refúgio
ÁREA DE REFÚGIO
O algodão BOLLGARD II RR FLEX™ expressa as proteínas Cry1Ac e Cry2Ab2 em todos os tecidos da planta durante todo o ciclo da cultura. Ao se alimentarem do tecido da planta, as lagartas ingerem essas proteínas, que imediatamente iniciam sua ação no intestino médio paralisando a alimentação, danificando essa estrutura e levando à morte do inseto. A preservação e a sustentabilidade da tecnologia dependem do cumprimento das recomendações de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) pelos produtores.
O plantio e a manutenção das áreas de refúgio representam o principal componente do plano de Manejo de Resistência de Insetos das variedades de algodão com a tecnologia BOLLGARD II RR FLEX™. O objetivo das áreas de refúgio é permitir a multiplicação de insetos suscetíveis, que irão acasalar com eventuais mariposas resistentes da área Bt e, consequentemente, os descendentes também serão suscetíveis.
Áreas de refúgio da tecnologia BOLLGARD II RR FLEX™ são áreas de algodão não-Bt cultivadas na proporção de pelo menos 20% do total da área plantada com algodão, e na distância máxima de 800 metros da área com algodão Bt.
É recomendado que a variedade a ser plantada dentro da área de refúgio possua ciclo vegetativo similar ao do algodão BOLLGARD II RR FLEX™.
Configurações no Campo
Existem diferentes alternativas para a distribuição das áreas de refúgio, ficando a cargo do agricultor ou do consultor a configuração que considerar mais adequada para as condições locais dos talhões de plantio. Entretanto, é necessário observar a correta proporção entre a área plantada com o refúgio (mínimo de 20%) e a área plantada com algodão BOLLGARD II RRFLEX™, assim como a distância máxima entre elas (800m).