Área de Refúgio

ÁREA DE REFÚGIO

 

O algodão BOLLGARD II RR FLEX™ expressa as proteínas Cry1Ac e Cry2Ab2 em todos os tecidos da planta durante todo o ciclo da cultura. Ao se alimentarem do tecido da planta, as lagartas ingerem essas proteínas, que imediatamente iniciam sua ação no intestino médio paralisando a alimentação, danificando essa estrutura e levando à morte do inseto. A preservação e a sustentabilidade da tecnologia dependem do cumprimento das recomendações de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) pelos produtores.

O plantio e a manutenção das áreas de refúgio representam o principal componente do plano de Manejo de Resistência de Insetos das variedades de algodão com a tecnologia BOLLGARD II RR FLEX™. O objetivo das áreas de refúgio é permitir a multiplicação de insetos suscetíveis, que irão acasalar com eventuais mariposas resistentes da área Bt e, consequentemente, os descendentes também serão suscetíveis.

Áreas de refúgio da tecnologia BOLLGARD II RR FLEX™ são áreas de algodão não-Bt cultivadas na proporção de pelo menos 20% do total da área plantada com algodão, e na distância máxima de 800 metros da área com algodão Bt.

É recomendado que a variedade a ser plantada dentro da área de refúgio possua ciclo vegetativo similar ao do algodão BOLLGARD II RR FLEX™.

Configurações no Campo

 

Existem diferentes alternativas para a distribuição das áreas de refúgio, ficando a cargo do agricultor ou do consultor a configuração que considerar mais adequada para as condições locais dos talhões de plantio. Entretanto, é necessário observar a correta proporção entre a área plantada com o refúgio (mínimo de 20%) e a área plantada com algodão BOLLGARD II RRFLEX™, assim como a distância máxima entre elas (800m).

                                                                              Configurações de áreas de refúgio para Bt em talhões

                                                                                    Configurações de áreas de refúgio bloco ou no perímetro do talhão

                                                                                          Configurações de áreas de refúgio em talhões

Fonte: www.bollgard2rrflex.com.br/plantio-de-refugio

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES

This browser is no longer supported. Please switch to a supported browser: Chrome, Edge, Firefox, Safari.